Desafio do Estudo e/ou Trabalho em Casa

A ideia de separar um horário para o estudo ou trabalho em casa nem sempre é bem sucedida.

Quantas vezes você começou uma tarefa e simplesmente, sua mente dispersou?

Outro exemplo, quando você mora com mais pessoas, quantas vezes estava tão envolvido na atividade, mas alguém te chamou?

Realizar essas atividades em casa é diferente de quando você está no trabalho ou na escola.

Sabe por quê?

Parece que quando se está em um ambiente determinado para o estudo ou trabalho, você está de fato trabalhando e estudando. Correto?

Não, o fato de você estar numa sala de aula ouvindo o professor, não significa que você está aprendendo.

E o fato de você estar no seu posto de trabalho, não significa que você está trabalhando.

Ah! Quantas vezes peguei gente navegando na internet e respondendo mensagens de whatsapp no trabalho e na sala de aula. Rsrsrs

Mas quando você está na sua casa, não tem para quem fingir que aquela atividade está rendendo.

Isso porque você não recebe retorno pelo corpo presente, mas sim pelo rendimento do teu estudo ou trabalho.

Dicas para o estudo/trabalho em casa

Para que as coisas possam fluir melhor é necessário:

1- Organizar um local para estudo/trabalho em casa;

2- Deixar os materiais necessários ao estudo/trabalho perto do local escolhido;

3- Estabelecer uma rotina com as atividades do seu dia a dia (desde a hora em que acorda, até a hora em que vai dormir)

4- Não forçar as coisas. Se não estiver rendendo é melhor fazer uma pausa.

Portanto, planeje as atividades que irá realizar durante o tempo de trabalho e estudo para manter o foco.

Enquanto você estuda/trabalha é natural chegar ao ponto em que as coisas não rendem mais. Nesse caso, é recomendada uma pausa para retomar o fôlego a fim de concluir as tarefas mais tarde.

Tudo fica mais fácil quando se torna rotina e a rotina se torna um hábito.

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2 comentários em “Desafio do Estudo e/ou Trabalho em Casa

  1. Oi, Melissa. Outro desafio para quem trabalha em casa, que é meu caso agora, é estabelecer um horário para dormir e fazer exercícios físicos. A tendência ao sedentarismo é muito grande, principalmente porque não há mais o deslocamento casa-trabalho. E temos que prezar mesmo pela rotina, como você disse, escolhendo e cumprindo um horário pra dormir. Assim, dá pra levantar mais descansado na manhã seguinte.

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