A saga dos blogs e da escrita em minha vida

Este não é o meu primeiro blog, talvez nem seja o último. (rsrsrsrs)

Vou contar sobre a minha história com os blogs e de como eles me ajudaram a desenvolver a habilidade de escrita.

Tudo começou em 2011, quando criei um blog sobre artesanato na plataforma do Google, o blogspot.

Ele não deu muito certo porque eu não tinha muito o que postar e a ideia era publicar coisas que eu estava produzindo e isso demorava muito. Quem faz trabalhos manuais sabe.

No entanto, essa foi a minha primeira experiência e ela não tinha foco na escrita.

Os meus escritos pessoais costumavam ficar em um caderno onde eu escrevia quando tinha vontade.

Então, foi em 2015 que eu decidi criar um blog no wordpress para escrever.

Sentia necessidade de criar e colocar as ideias em algum lugar.

Afinal escrever é um ato de liberdade, ajuda na saúde mental¹

além de melhorar, e muito, a nossa relação com a escrita.

Eu escrevi desde resenhas de livros, filmes, contos, poesias até bilhetes.

Aqui, confesso que em relação aos contos: adoro histórias, porém hoje me dei conta que eu não tenho talento e nem imaginação para escrevê-las. (hahahaha)

Eu poderia desenvolver isso? Poderia, mas por enquanto o foco se tornou outro.

Nessa mesma época, conheci o Lucas do Blog do Palhão e aprendi muitas coisas com ele, entre elas: escrever melhor e escrever minicontos. Vlw Lucas!

Aprender a escrever melhor foi uma habilidade que precisei desenvolver depois da escola, embora o esperado fosse que todos saíssem da escola sabendo o básico.

Surpreendentemente nunca fui má aluna, gostava de ler, devorava livros, mas as notas em Língua Portuguesa nunca eram tão altas. No último trimestre do último ano da escola, a professora me deu um ponto para que eu não precisasse fazer recuperação.

joaolennon2

Há uma certa divergência entre os saberes da prática e os saberes da teoria. Mas a única maneira de escrever bem, além de estudar a língua, é praticando a escrita.

Até já fiz um post sobre isso, contando sobre minha euforia ao encontrar uma revista que prometia ensinar a escrever. Que engano! (rsrsrrs)

Acabei deletando os blogs anteriores e fiquei um ano longe da plataforma.  Só que como eu havia tomado gosto por blog e escrita, senti necessidade de retornar.

Em 2017, criei o Aplicando com a proposta de aplicar: trazer as coisas pra realidade e dizer como são na prática, dando dicas de estudo, falando sobre educação, trabalho e motivação.

Ao longo do tempo acredito que consegui (estou conseguindo) desenvolver a habilidade da escrita, apesar de ainda sofrer com as vírgulas e outros pequenos erros que passam despercebidos.

Por fim, a mensagem que eu quero deixar é:

Mesmo que não tenhamos determinadas habilidades, isso não quer dizer que não poderemos desenvolvê-las. 

Vale dizer a frase: a prática leva à perfeição. 

E você? Como vão as suas experiências? Tem algo parecido para compartilhar?

Comente, vou adorar saber. =D


¹ saúde mental: qualidade de vida cognitiva ou emocional. (A prática de escrever, principalmente quando se trata de emoções, ajuda o indivíduo a resignificar sentimentos e situações vivenciadas.)

Anúncios

12 comentários em “A saga dos blogs e da escrita em minha vida

  1. Nossa, eu me deparei com esse problema, na verdade começei meu blog ano passado intenção de exércitar a escrita, porém eu acho td isso muito relativo, acho q devemos usar a escrita ao nosso favor, e não ser refém dela. Hj me sinto muito mais tranquilo pq quando eu quero demonstrar sentimentos por meio de textos, eu massacro a norma culta. Kkkk 💗 bjo!

    Curtido por 2 pessoas

    1. E não somos os únicos, meu amigo, a ter essas dificuldades.
      Concordo com você em relação à liberdade de escrever de modo informal,
      isso ajuda a expressar os sentimentos de uma forma mais compreensível e próxima.
      Acredito que você encontrou o caminho do meio, isso é ótimo. Abraço!

      Curtir

  2. Comecei o blog como válvula de escape da depressão. Fui tomando gosto porque sempre gostei de escrever, mas isso tinha ficado em segundo plano na correria do dia a dia. Hoje o blog faz parte das minhas atitudes para cuidar da saúde mental. Têm dias que estou cansada e sem inspiração, ainda assim me esforço para não deixar de fazer aquilo que realmente gosto: escrever. Gostei de saber de sua maneira de blogar, isso mostra que o caminho se faz caminhando. Abraços 🙋🏽‍♀️

    Curtido por 2 pessoas

  3. Olá 😄. Desde o ano passado sempre senti uma necessidade de compartilhar as minhas impressões de leituras e o site do WordPress foi ótimo para esse intuito. Hoje, a troca de experiências e conhecer pessoas que tbm gostam de Literatura me fez ter outra perspectiva de que esse catinho é maravilhoso e que só me faz bem. Abraços, Agnes 😊

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s