Qual é a diferença entre carreira e profissão?

O maior engano é pensar que uma profissão pode restringir as diferentes possibilidades de carreira.

Isso porque existem casos de pessoas que seguem carreiras diferentes de suas profissões como o caso de Wolf Maya, ator e editor de novelas e minisséries que antes de se voltar para a teledramaturgia era médico. Outro caso é o de Ana Maria Braga, a apresentadora de programa é formada em biologia.

Imagens blog

Esses dois exemplos são apenas para mostrar que carreira é diferente de profissão. Então, vamos esclarecer alguns pontos:

1. PROFISSÃO

É a formação técnica ou acadêmica como: médico; advogado; contador e arquiteto. Em geral, se escolhe uma profissão e ao chegar ao mercado de trabalho, e/ou fazer especializações, uma área específica pode ser escolhida para se trabalhar ex.: médico cardiologista e advogado trabalhista.

2. CARREIRA

É um campo mais amplo que a profissão e está relacionado a aspectos do caminho profissional que se deseja seguir, assim como o estilo de vida e sonhos pessoais.

“São as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais, expectativas e imposições da organização e da sociedade.” ( London e Stumph, 1982 apud FLEURY, 2002)

38f6t7vekv2131ba5ue7hcyrx

Não é raro encontrar profissionais que desenvolvem suas carreiras em áreas completamente diferentes de sua formação profissional, seja por alguns percalços no caminho e dificuldades no mercado de trabalho ou;  por simplesmente notarem que têm outras preferências.

Claro, escolher uma profissão e depois mudar para outro enfoque totalmente diferente não é tarefa fácil. Pois cada vez mais o mercado de trabalho espera profissionais titulados e capacitados para assumirem cargos.

No entanto, esse processo se torna mais fácil se você já demonstra habilidade para desempenhar outra atividade. Então, basta se profissionalizar nessa outra área para ser reconhecido no mercado.

Não deixe de considerar seus hobbys, preferências e habilidades para guiar-se em relação a sua carreira.

Alguns profissionais conseguem fazer combinações interessantes na carreira.

A exemplo, uma determinada professora de espanhol que conheci. Ela não tinha graduação na área, mas desejava fazer Administração.

Assim, cursou Administração e mais tarde passou a ser professora do curso de Administração e depois coordenadora do curso.

Ela trocou o enfoque das áreas, porque saiu de linguagens para negócios. Mas não deixou de atuar na área da educação.

Sendo assim, uma profissão não determina a carreira que você vai seguir. Pois muitas possibilidades surgem ao longo do tempo e cabe ao profissional decidir se irá aceitar ou não.

Referência:

FLEURY, Maria Tereza Leme. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

 

 

Anúncios

Um comentário em “Qual é a diferença entre carreira e profissão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s