Como lidar com pessoas difíceis?

Quem nunca passou por situações onde teve que lidar com as chamadas “pessoas difíceis” que por um motivo ou outro são inconvenientes e gostam de tornar tudo mais difícil, reclamam excessivamente e chegam a explodir (gritar e brigar) por qualquer coisa? E ainda, dizem que a culpa é sempre do outro e nunca delas mesmas.

As pessoas são diferentes umas das outras e inevitavelmente entraremos em desacordos com os familiares, colegas de trabalho e até com os nossos amigos. Mas não se pode simplesmente querer cortar o mal pela raiz deixando de relacionar-se com pessoas difíceis com as quais temos que conviver. É necessário aprender a relacionar-se melhor com elas.

Não adianta bater de frente, pois algumas vezes nem elas mesmas têm a noção do quanto são capazes de deixar o próximo irritado. Isso não quer dizer que devemos dizer sim a qualquer coisa que ela diga e faça. Lidar com as pessoas em geral não é uma tarefa fácil, porque cada indivíduo é um ser complexo. Porém, quando mantemos o nosso próprio equilíbrio pessoal somos capazes de  aprender a melhorar as nossas relações com os outros.

Algumas atitudes podem ser adotadas no intuito de auxiliar nas relações e evitar o desgaste ao lidar com uma pessoa difícil.

  • APRENDA QUAIS SÃO SEUS LIMITES

O autoconhecimento é um fator importante nas relações e quando você aprende quais são os seus limites, passa a entender até que ponto terá paciência e poderá aguentar situações específicas.

Então saiba quais são os seus limites. Tenha um plano de ação para quando perceber que a situação está se encaminhando para a extrapolação. Assim, você poderá agir com maior segurança e paciência

 

  • RECONHEÇA A HORA DE SE RETIRAR

Não podemos ir embora ou permanecer calados ao mínimo sinal de conflito. Entretanto se você está percebendo que a outra pessoa está descontrolada, sendo ofensiva e agressiva, é melhor se retirar. Para isso, além de afastar-se, algumas frases podem ser ditas como “com licença, falamos em outro momento” ou “sinto muito que você pense dessa maneira”, assim você pode suspender o surto.

 

  • NÃO DÊ OUVIDOS AS PROVOCAÇÕES

As pessoas difíceis gostam de criar situações desagradáveis e poderão incentivar você à discussão. Mas a melhor maneira de superar essas investidas é perceber que na maioria das vezes se tratam de assuntos sem importância, não sendo necessário você ficar argumentando.

 

  • SEJA COMPREENSIVO

Não leve todas as ações do outro para o lado pessoal pensando que a outra pessoa não gosta de você. Tente entender o lado dela, talvez essa foi a única maneira que aprendeu a lidar com as coisas ou só está passando por um momento difícil. Mesmo que ninguém tenha nada a ver com a vida da outra pessoa e mesmo que o outro não seja culpado pelos nossos problemas, ainda assim, a compreensão é a melhor maneira de se encarar esse tipo de situação. Não é necessário deixar que o outro extrapole os limites e faça o que bem entender. Mas o seu papel é tomar atitudes que contenham a ação de uma pessoa difícil para que as atitudes dela não te atinjam negativamente.

Por fim, manter-se calmo, evitar discussões e ignorar algumas situações são ações que ajudam na relação com as pessoas difíceis. Compreender que elas existem, mas que nós podemos lidar de maneira mais harmônica com elas a partir de nossa perspectiva, autoconhecimento e controle pessoal é a melhor maneira de garantir o bem-estar diário.

Anúncios

9 comentários em “Como lidar com pessoas difíceis?

  1. Ótimas dicas. Convivo com pessoas bem difíceis de lidar e pior, a maioria familiares. São muito ignorantes e negligentes… Tentarei não dar muita importância e me retirar. hahah

    Curtido por 1 pessoa

    1. Inevitável. Mas, às vezes, é o melhor que se tem a fazer mesmo.
      Mas claro, tomando o cuidado para que as ideias e atitudes do outro
      não se sobreponham as tuas.
      Conviver é difícil, é quase uma arte! 🙂
      Agradeço a visita Maby.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s