Discutindo a educação à distância #1

Curso à distância tem diploma ou certificado válido?

Algumas pessoas ainda podem ter receio em relação à educação à distância, mas a verdade é que ela é mais antiga do que imaginamos. Não pretendo expor dados a respeito disso, apenas peço aos mais experientes que se lembrem… e aos mais novos, que tentem imaginar como eram os chamados cursos por correspondência.ensino correspondencia

Esse tipo de relação em que professores e alunos estão em lugares diferentes e em horários diferentes recebendo/transmitindo o conteúdo e respondendo a questões não é algo exclusivo deste século. No entanto, as tecnologias impulsionaram diversas áreas, inclusive a educação. E hoje são oferecidos diversos cursos pela internet na modalidade à distância.

Verificaremos abaixo quais tipos de cursos podemos encontrar na modalidade à distância e saber se o seu certificado ou diploma é válido.

rapaz estudando

Curso à distância tem diploma ou certificado válido?

1º CASO

  • Cursos de graduação e pós-graduação

Tratando-se de curso de graduação ou pós-graduação, para não perder tempo e dinheiro com pessoas e instituições mal-intencionadas é necessário verificar no site do MEC – Ministério da Educação – se a instituição de ensino está autorizada a ministrar o curso a distância. Essa consulta pode ser feita através do site emec.mec.gov.br.

Diante disso, no mesmo site do MEC, é possível ver se há alguma ocorrência registrada pelo Ministério a respeito da instituição em questão e se a autorização de funcionamento está em vigência e foi renovada.

A partir disso, se a instituição está autorizada pelo MEC e está funcionando, o diploma de graduação e pós-graduação será válido da mesma forma que um diploma de um curso presencial, e não será especificado que você fez o curso à distância. Ou seja, não há distinção entre um diploma de um curso realizado na modalidade presencial e um curso realizado na modalidade à distância.

Secretaria

 

 

 

 

 

 

 

2º CASO

  • Cursos livres de atualização ou qualificação

Esses cursos podem ser de redação, inglês, auxiliar administrativo, automaquiagem, cabeleireiro, entre outros. Trata-se de cursos de educação não formal cuja duração é variável e não há exigência de uma formação prévia.

Nesse caso, por não se tratar de ensino formal não há a exigência de ser autorizado pelo MEC. Importante destacar que não são equiparados a cursos técnicos e são apenas cursos para adquirir determinada aptidão.

Os certificados emitidos por esses cursos são amparados pela Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional e servem para enriquecer o currículo.

Obs.: Não confunda curso de qualificação com curso técnico. Um curso técnico necessita de reconhecimento do MEC.

Espero que possamos discutir mais sobre educação à distância no próximo post.

Anúncios

6 comentários em “Discutindo a educação à distância #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s