Motivos para comprar perto de casa

Devido a nossa falta de tempo e comodidade optamos frequentemente pelas compras na internet. Podemos até comprar de lojas em diferentes lugares do país ou até importar do exterior com apenas alguns cliques. Ótimo, não é mesmo?

Nem tanto, porque essas escolhas interferem no desenvolvimento da nossa cidade, estado e país. Claro que existem produtos que não iremos encontrar para comprar em nossa cidade por isso optamos por comprar pela internet.

Mas tendo oportunidade de comprar na sua cidade, dê preferência a essa opção porque as micro e pequenas empresas ajudam a desenvolver a sua cidade, arrecadam impostos municipais, geram empregos, geram renda, fazem o dinheiro circular na região e beneficiam muitas pessoas.

É importante prestigiar o trabalho das pessoas que conhecemos ainda mais em uma época onde há tantos desempregados. A cada dia surgem novos empreendedores, alguns por falta de emprego; outros, para realizar um sonho. Pode ser que aquele empreendimento no seu bairro é na verdade o sonho da vida do seu vizinho.

Lógica semelhante você aplica quando compra em uma feira as frutas e verduras direto do produtor, a mesma pessoa que está ali vendendo o produto foi quem o plantou e  o colheu. Assim, além de você adquirir produtos frescos você está incentivando esse pequeno produtor a manter a sua fonte de renda.

No ano passado o SEBRAE lançou um movimento para incentivar a população a comprar do pequeno negócio. Foram levantados dados a respeito dos microempreendedores individuais e também de micro e pequenas empresas e constatou-se que essas somam 10 milhões no país e que geram 52% dos empregos formais e são responsáveis por 27% do PIB brasileiro conforme observamos abaixo:

infografico
Fonte: SEBRAE

Para maiores informações sobre o movimento acesse: www.compredopequeno.com.br

Anúncios

4 comentários em “Motivos para comprar perto de casa

  1. Perfeito. As grandes cadeias de supermercados eliminaram o contato direto, reduziram a solidariedade e aumentaram a desconfiança em relação ao outro, Coisas de cidade grande e de mundo globalizado. Esses pequenos gestos, fazem a diferença. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s