Você já notou que é movido pelas suas necessidades?

Você já notou que está sempre preocupado com o que vai comer, o que vai vestir, qual é o caminho menos perigoso para chegar a tal lugar, será que terá dinheiro para pagar… É normal estar sempre preocupado com essas coisas.

Não basta satisfazer uma necessidade porque o ser humano é um ser insatisfeito; quando está prestes a suprir a necessidade que tinha de alguma coisa em seguida já está em busca de suprir outra que acabou de surgir.

Para Maslow isso se relaciona com o fato de sermos movidos de acordo com as nossas necessidades que para ele vão desde a mais básica de ordem fisiológica até a mais elevada, como a necessidade de realizar-se como ser humano.

Abraham Maslow foi um psicólogo norte americano que desenvolveu uma teoria motivacional difundida hoje como a Pirâmide da Hierarquia das Necessidades de Maslow. Essa pirâmide aborda cinco aspectos: necessidades básicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidade de estima e necessidade de autorrealização.

ad542c8873637b886219d6e886d70125

Na base da pirâmide estão as nossas necessidades básicas de ordem fisiológicas e instintivas. São elas: alimentação, excreção, sono, abrigo, vestimenta, etc.

No segundo degrau temos necessidade de segurança e proteção ligadas às questões de sobrevivência e estabilidade como: segurança física pessoal, recursos financeiros, saúde e bem-estar.

Depois, surgem as necessidades sociais a respeito das relações entre o indivíduo, a sociedade e a importância de se conviver em grupo, reconhecer-se entre os mesmos e ser aceito. Como exemplo: relações familiares, amigos e pertencimento a alguma organização social.

No quarto e penúltimo lugar se encontra a necessidade de estima que se refere a autoestima, reconhecimento e estima do grupo ao qual pertence.

No topo da pirâmide está a autorrealização que é a motivação maior e satisfatória para nossa natureza humana. É o nosso autodesenvolvimento, criatividade, moralidade, prestígio, a realização de um sonho.

A importância de tudo isso é saber ter o equilíbrio entre suprir as nossas necessidades e estar em busca de algo melhor sem esquecer que o objetivo é sermos seres autorrealizados.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s