COMO É O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO + BREVE VOCABULÁRIO

header_administrac387c383o-01

Para você que ainda não se decidiu sobre qual curso fazer e está pesquisando, tenho que dizer: realmente não é uma decisão fácil, uma vez que os critérios para essa escolha não são claros. Fazem-nos acreditar que devemos escolher um curso pela afinidade com as disciplinas durante a Educação Básica e essas disciplinas geralmente estão divididas entre as áreas de humanas, exatas e biológicas. Porém a coisa complica quando você se dá bem em mais de uma delas.

Por isso, é interessante conversar com os profissionais que já atuam na área para eles te dizerem como funciona o desempenho da futura profissão no dia a dia.

Estou prestes a me formar em Administração e posso dizer que o curso dura em torno de quatro anos e que pertence à área das Ciências Humanas, apesar de causar certa confusão a respeito de que área pertence porque possui em seu currículo conteúdos das áreas de exatas e também humanas como: Teoria Geral da Administração, Matemática Financeira, Estatística, Contabilidade, Comportamento Organizacional, Gestão de Recursos Humanos, Empreendedorismo etc.

gestao-de-grafica-digital

A formação é generalista e torna o administrador capaz de planejar e gerenciar recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. Um administrador pode ser um sócio administrador da empresa, gerente ou um empreendedor. Também pode atuar em setores específicos como: Financeiro, Recursos humanos, Logística, Marketing entre tantas outras possibilidades que, às vezes, nem imaginamos.

É bastante natural que você se encontre em uma das áreas da administração ainda durante a graduação porque a oferta de estágios e empregos na área são diversas desde a vaga de atendimento ao cliente até a de gestor financeiro. Depois de concluir a graduação é possível direcionar o seu foco em determinada área de atuação através de um curso de Especialização ou  MBA – Master of Business Administration.

Palavras como: mercado, estratégia, capital, concorrência, brainstormingbenchmarking estarão no seu vocabulário e você conhecerá Peter Druker, Philip Kotler e o brasileiríssimo Idalberto Chiavenato.

ff77a5084b0785b1d2f601fe667a393eO dia a dia de um administrador pode ser bem diferente dependendo de onde ele vai atuar; porém uma coisa é bastante certa: a todo o momento estará colocando em prática as funções administrativas já estabelecidas há certo tempo por Fayol, como: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.

É comum os cursos de administração apresentarem um grupo unido onde já durante a graduação se aprende a trabalhar em equipe, um colega auxilia no desenvolvimento do outro, há motivação mútua, se aprende a planejar e fazer ações pelo curso em conjunto e aprendemos a estabelecer nossa primeira rede profissional de networking com os atuais colegas da universidade que serão os futuros profissionais do mercado de trabalho.

outsourcing workPor fim, é um curso que dá ao indivíduo uma visão sistêmica onde se aprende economia, estratégias de marketing, trabalho em equipe, sistema logístico, relações trabalhistas e sindicais, gestão de projetos, liderança, gestão de finanças da empresa entre outros.

Você vai querer colocar administração em tudo na sua vida!

VOCABULÁRIO:

Brainstorming: Significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma dinâmica de grupo usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e estimular o pensamento criativo.

Benchmarking: É um processo de comparação de produtos,  serviços e  práticas empresariais e também um importante instrumento de gestão das empresas. É realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

Networking: É uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.

Visão Sistêmica: Consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre estas. Várias forças atuam num sistema em funcionamento, sejam estas internas ou externas.

Referências do vocabulário: http://www.significados.com.br e marketingfuturo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s